Ensaios

O que me preocupa em JJ Abrams

Ao contrário de uma pá de amigos que, respondendo ao hype da sua própria maneira, estão esperando que The Force Awakens seja uma bomba, tenho plena confiança que o filme será excelente.  JJ Abrams, não podemos negar, tem  imensa sensibilidade e um admirável respeito com materiais ditos clássicos, sejam eles franquias ou gêneros, ao mesmo tempo em que injeta novidades  tornando-os algo novo e interessante. Repito, não me preocupo com The Force Awakens. O que me preocupa é o que vem depois.

Abrams, todos também sabemos,  nunca foi um maratonista. Sua especialidade é mesmo a curta distância. Entrega um produto excelente num curto prazo mas tem pouco fôlego. Infelizmente isso é fatal nos tempos de hoje. A indústria do entretenimento é feita ao mesmo tempo de repetição e novidade. Por isso é importante que o mesmo produto seja estendido à exaustão para maximizar o lucro. Aí é que ele se embanana. Seja em Felicity ou mesmo em Lost, e agora vemos isso no trailer do próximo Star Trek, ele claramente perde o interesse no meio do caminho. As histórias se perdem, ganham contornos bizarros, e  simplesmente ofendem aqueles que foram cativados por elas em seus inícios.

Não sei a razão disso. Talvez seja uma revolta inconsciente de um artista realmente artesanal. Talvez seja o cansaço de continuar trabalhando numa mesma coisa. Talvez ele não tenha força para lutar contra os interesses das companhias e ceda onde não deveria. Talvez ele simplesmente tenha baixa capacidade de concentração. Não sei. O que realmente me preocupa não é o que verei em poucas horas no cinema. Meu maior medo é me apaixonar por novos personagens, amar ainda mais os antigos, e ver tudo ir por água abaixo em dois anos.

Acha que estou exagerando? Reflita sobre os links abaixo e me responda: isso não é o trabalho de um cara que simplesmente deixou pra lá?

How lost should have ended

How Felicity lost its shit

Não espanta que a música tema do trailer de Star Trek seja SABOTAGE.

Fala aí

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.