Blog

O Tarot Musical

Eu aperto o Shuffle da minha única playlist como quem tira Tarot.

Aguardo com ansiedade qual é a mensagem que a primeira música irá me passar. Terei um dia bom? Não que isso seja ligado à qualidade da música, pois se está na minha playlist ela é boa, pelo menos pra mim. A pergunta é: o tema, o feeling da música vai bater com o meu estado de espírito? Música, como o destino, é uma questão de harmonização e sinastria. Tudo é bom no seu momento certo.

E a segunda música? Vai confirmar a mensagem da primeira ou gerar mais complexidade? Teremos aprofundamentos ou dissonâncias? A mensagem da playlist vai se tornando cada vez mais complexa a cada nova virada.

Os tons e as melodias revelam personagens, obstáculos, sonhos, medos e aspirações, e em cada música tento buscar o que há de mim nela e o que ela projeta em mim. Assim da Tiragem de Péladan, chegamos a uma Cruz Celta e avançamos sem limite ao que o futuro pode ser. Como num tarot de 754 músicas, tenho um batalhão de arquétipos particulares para me surpreender.

Cada música é um pedaço de mim, da minha história. Há uma razão para ela estar na playlist, e, acredito, há uma razão para que ela tenha sido escolhida para tocar randomicamente agora pra mim.

À falta de sentido imanente do mundo respondo com a fantasia mística de que a playlist conversa comigo sobre o futuro que vamos construir. Tão fantasioso como fazer planos de carreira, ler reports financeiros ou análises políticas, mas definitivamente muito mais gostoso e particular.

Mas uma hora a vida, ou a filha, ou o gato, me chamam e, como o pintor obrigado a abandonar seu quadro para a Vernissage, deixo a construção desse futuro imaginário com a fé de que sei onde vou chegar. A última pergunta é: o tarot musical me revelou um futuro fora de mim ou imprimiu em mim um futuro já feito da interpretação da minhas próprias histórias?

Essa pergunta eu deixo pra próxima sessão de Tarot Musical.

Fala aí

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.