Como pai de uma pré-pré-adolescente, acaba que sempre tiro férias durante o recesso escolar. Quando ela era menor, a gente fazia vários programas, mas, hoje, sou obrigado a passar longos tempos em salas de espera de colônias de férias, espaços de co-working em shoppings, ou cafeterias, aguardando a minha filha terminar os seus próprios programas, para que eu cuide da principal atribuição de um pai nos anos 2020: a logística. Por essas e outras, eu, em vez de usar o tempo pra descansar, algo que ainda não entendi exatamente como funciona, normalmente utilizo o período para fazer outras coisas, coisas mais divertidas, que não poderia fazer no dia a dia.
Dessa vez, resolvi, nessas curtas férias de inverno, escrever um conto Pulp em 14 dias, e convido você a fazer isso comigo. Essa é a oficina “Da Pupa à Polpa”!
Me baseando na fórmula de Plot do Lester Dent, criador do Doc Savage, e nas clássicas dicas para escrever um livro em 3 dias de Michael Moorcock, autor de tantos livros de ficção científica e fantasia, que nem o ChatGPT se arrisca a contar, vou conduzir um grupo de escrita onde iremos preparar, escrever e finalizar um conto Pulp em 14 dias. Ou seja, iremos passar de uma ideia em pupa, em seus estágios iniciais de metamorfose, até ela estar pronta pra ser impressa em papel de Polpa, como todo romance barato e escrito com rapidez merece.
Interessou? Segue a pauta dos 3 encontros dessa oficina:
- Mise en Place (20/07/2024)
- Preparando os ingredientes
- Escrevendo a receita
- Planejando o trabalho
- Preparo (27/07/2024)
- Desafios da escrita rápida
- Lidando com bloqueios e desvios
- Corrigindo rotas e evitando acidentes
- Empratamento (03/08/2024)
- Revisão e Edição
- Opções Gráficas e Capa
- Servindo o Livro física e digitalmente
Se esse desafio te animou, e quer encarar essa jornada junto comigo, clica aqui e faça seu cadastro!
Nos vemos dentro da Polpa!
PS: Ah, como a maioria das coisas que eu faço, essa oficina é de graça por três razões:
- eu não sei botar preço nesses cursos,
- tenho vergonha de agir como vendedor,
- e, todo mundo sabe, vou fazer de qualquer jeito.
Mas, se quiser dar uma força com uma doação, a minha pré-pré-adolescente vai agradecer por poder comer mais pipocas em múltiplas sessões de Divertidamente 2, enquanto o pai escreve histórias de vigilantes mascarados viajantes do tempo lutando contra magos malignos e alienígenas antropófagos, a esperando no foyer do cinema.
E se conhecer alguma pessoa que possa se interessar por essa loucura, repasse o link desse post, com um dos cards abaixo (escolha a sua versão, feed ou story) pra ela.
Ah, e boas férias para todos nós!