The (Kitchen Sink) Stuff, quer dizer, Pluribus

Confesso, não assisti à primeira temporada até o final, mas já no sexto episódio estou cansando. O excesso de exposição e o “mistério”, que parece uma colcha de retalhos de outros filmes (e.g.The Stuff, Soylent Green, The Quiet Earth, West World, M.I.B., etc) numa sucessiva cadeia de “oh, quem diria?”, não conseguem me prender a atenção por parecerem justamente feitos só pra isso.

Oh, Carol, Charlton Heston já tinha cantado essa pedra…

A personagem principal, da qual muita gente está reclamando, não é, na minha opinião, tão odiosa assim para ser o motivo pelo qual a série não tem graça. Ela, como o livro “sério” da Carol, é só “nice”, quer dizer, “meh!”. Se a Carol fosse mesmo uma Karen, como tem sido acusada por aí, eu acho que seria muito mais interessante. E as comparações que tenho lido com Invasores de Corpos (ou Vampiros Almas)? É sério isso?  É quase como comparar 1984 com Admirável Mundo Novo. Pluribus está muito mais próximo de O Fim da Infância do Arthur C. Clarke do que  do(s) filme(s) inspirados pelo livro do Jack Finney.

Objetivamente, meu principal incômodo é que a série perde oportunidades ótimas e atualíssimas para discutir nossas resistências para aceitar (ou lutar por) um mundo melhor e o nosso hábito em instrumentalizar o hedonismo em prol da inconsciência narcisista.  Talvez se a Carol, ao contrário do que rola, lutasse para ser integrada e não conseguisse, a metáfora seria mais forte.

Além disso, não fossem os aliens (são aliens?) vilões antropófagos bem educados, a história com certeza seria bem mais intrigante e  empolgante. Mas, pelo jeito, como os aliens (vem cá, são aliens mesmo? eu disse que não vi até o fim) , o Vince Gilligan não só quer agradar todo mundo como adora ficar explicando as coisas o tempo inteiro.

Sorry, Vince, nessa você me perdeu…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.