Blog

Menor é melhor

Serei breve. Alguns exercícios realizados na Oficina Breves & Bons de Joca Reiners Terron. Preciso explicar mais?

Comparação

Entrou na fila do confessionário com a consciência mais suja que apartamento de solteiro em véspera de faxina.

Gemidos de prazer dignos de uma borboleta histérica.

Haiku

Sol da Manhã

Fresta Estreita
Breve visita do sol
Esmolas de luz

Elétrico

Selva urbana
Mico corre nos fios
Provoca o fim

Gaiola

Do outro lado
Voa livre a ave
Quem está preso?

O Parque

Solo, ar, sol
Caminhantes valentes
Mas sem ânimo

Extinção

Fim iminente?
Nós lutaremos contra!
Que tal amanhã?

Microcontos Absurdos

Um pato de estimação vai parar na panela por engano

Nem ele acreditou como entrou lá. Talvez fosse sua culpa. A porta da cozinha estava aberta e ele, contrariando o senso comum, entrou. No meio daquele chão frio e escorregadio, caiu de bunda várias vezes, resmungando sem parar, “QUefriACa! QUefriACa!” Um gato, garguleado na ponta do armário, questionou “Não peNsa eM eNtrar Na paNela queNtiNHa?” Achou a ideia boa e entrou. O gato tinha razão. E lá ficou o pato: quentinho na panela e na barriga dos donos da casa.

Marido e mulher descobrem que seus filhos são imitações

“Eles não são iguaizinhos?” a mulher se espanta. “A quê?” o marido pergunta. “Você sabe”. “É, eu sei, mas deixa eu comparar”. O marido pega cada um dos objetos da casa e coloca ao lado dos filhos para conferir. “Não, esse não, pega aquele,” a mulher o dirige. Nisso vão móveis, pratos, roupas, eletrodomésticos e panelas. Enfim, quando a casa está quase vazia, a mulher decreta, “Esse, perfeito”. O marido diz, “Não disse que eram iguaizinhos?” e as quatro imitações sorriem satisfeitas para o espelho.

Gêmeos idênticos e idosos vivem em turnos

Apesar de já terem usado nomes, hoje, são apenas Meio-dia e Meia-noite. Meio-dia, apesar de aposentado, ainda trabalha como datilógrafo estatutário numa repartição pública. Meia-noite, apesar de vagabundo, ainda é fotógrafo de coluna social de jornal de bairro. Apesar de morarem na mesma casa, nunca se encontram. Quando, e se, se encontrarem, apesar de improvável, será glorioso. O relógio do mundo se aposentará e, socialmente, tudo fará sentido.

O Cachorro

O cachorro roeu a própria perna até chegar ao osso. Terminada a deliciosa refeição, percebeu que estava livre. Enquanto pudesse se satisfazer sozinho, nunca mais precisaria se submeter aos mestres humanos. Estava livre para sempre ou até que lhe faltassem pernas.

Bilhete de suicídio

Enfim
descobri
como me livrar
do medo de morrer.

Carta de amor irônica

Amor,
vida minha,
se, da minha
vida,
não me agrado
a culpa é
sua
ou minha?
Com certeza é
sua,
minha
vida.

Notícias em 3 linhas, ao modo de Félix Fénéon

Prefeito do Rio declarou que, a partir de setembro, desde que vacinado, o cidadão carioca pode arriscar a sua vida e a de seus concidadãos por motivos fúteis. Porém, se não der certo, as medidas de liberação serão canceladas pois, ficará provado, tinham tudo para dar errado.

Presidente ameaçou dar golpe de estado se alguém disser que ele não é um democrata. As demais instituições reagiram energicamente mostrando que não tem energia para reagir com a energia que essa reação pediria. As instituições continuam funcionando. #sóquenão

Presidente disse que ia provar a fraude, mas não provou. Chamou a falta de provas de indícios e nos desafiou a provar que o crime, que não ocorreu, não ocorreu. Especialista, apresentado para provar o improvável, não era especialista, o que era bem provável.

Fala aí

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.