Blog

micro conte se: desafio 22

Acordo na hora de sempre, mas não há desafio a enviar. Acabou. Depois de 21 dias de loucura, minha missão foi cumprida.

Eu me levantaria para fazer um café para espantar o cansaço, mas me lembro que não tomo café e tento, inutilmente, descansar.

Ansioso e paralisado, continuo deitado ruminando tudo o que aconteceu. As surpresas com os textos dos participantes, os aprendizados que eu tive, o vazio de não ter mais uma rotina a cumprir.

Mas quem disse que a rotina acabou? Não, ela não acabou; ela apenas mudou. Não aprendi nada nesses últimos 21 dias? Não estabeleci um compromisso comigo mesmo e com quem vai me ler? Aí percebo que já estou atrasado para escrever. Melhor começar.

Assim, mezzo resignado, mezzo resoluto, ligo o computador e, mesmo sem inspiração, me preparo para escrever. Mas sobre o quê? Sobre o que escrever quando não há um desafio pra me direcionar?

Que tal falar do Micro Conte Se? É, taí, é uma boa opção. Acho que tenho muito a dizer sobre essa experiência.

Abro um novo diretório, crio um arquivo de texto e digito o título:

micro conte se: Desafio 22…mil..hões

Estamos prontos pra continuar? Sim, agora, sim. Vamos lá.

*

O desafio micro conte se foi uma experiência literária de 21 dias, onde os participantes eram provocados a redigir um texto de até 250 palavras todos os dias sobre uma questão pessoal ou uma história de suas vidas. Começamos no dia, pasmem, 25 de dezembro e terminamos a jornada em 14 de janeiro. Para conhecer melhor o chamamento aos participantes, clique aqui.

Nessa edição de 2021/2022, contamos com 13 heroicos participantes que escreveram em sábados, domingos e feriados, incluindo os dias 31 de dezembro e 1° de janeiro.

Esse projeto piloto, que já queria desenvolver há tempos, foi inspirado pelo evento Mundial de Escritura, pelo curso Drive do Edu Valladares, pela metodologia de aprendizagem Working Out Loud, e pelos livros O Caminho do Artista e Literacura.

Pessoalmente, pra mim, na minha opinião, desculpem os pleonasmos em série, foi uma super experiência. Ainda me questiono ainda se eu deveria ter divulgado os meus textos, por estar no papel de coordenador do processo, ou se não deveria ter insistido mais pra galera compartilhar os seus textos, mas, acredito, foi proveitoso para todos os envolvidos.

Mas, quem sou eu pra falar? Vamos deixar aqui com vocês os depoimentos dos participantes:

Agradeço a oportunidade de participar desse evento. Para mim, foi uma viagem ao que gosto de fazer, com a vantagem de ter uma visão mais ampla do que é a escrita, e de poder vivenciar as experiências e expectativas dos outros participantes. Acho que vamos trilhar novos rumos. Agradeço a acolhida de todos e sobretudo, estou feliz porque estou em um grupo em que todos nós estamos procurando nosso estilo próprio.Gracia Circunde

Professor, gostaria de reiterar que a oportunidade me enriqueceu bastante, sou muito grata por ter lembrado de mim, de coração. Foi muito bom só escrever, escrever sem precisar estar certa, escrever pela disciplina, escrever até sem vontade de escrever, furar o bloqueio do tempo, das impossibilidades, das dificuldades diárias e se sentar e escrever, deixar os dedos colocarem pra fora. Obrigada pela escritaterapia. Obrigada porque se não fosse isso talvez eu nunca iniciasse o blog, iria sempre protelar. Por favor, compartilhe com meus colegas de desafio minha gratidão e meu apoio a eles, por esse momento.Rebecka Cerqueira

Lisandro, já tinha te adiantado: adorei o desafio e as provocações para os textos. Acho que está maduro para ser um produto, e tem tudo para agradar pessoas que precisam criar o hábito de escrever e querem fazer isso de forma inteligente e divertida.Corélio M.S.

Legal, né? Provavelmente irei realizar uma nova edição ainda em 2022. Se tiver o interesse de participar, me envie um e-mail. Será um prazer ter você nessa jornada.

Inté e boa escrita!

Fala aí

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.