Blog

101 dias

Nos mitos e contos de fada, a quantidade de dias que algo levava pra acontecer era muito importante. Apesar de gerar a tensão da aventura,  não eram prazos, pois não faziam sentido, mas sinais de que as coisas ficariam prontas quando teriam que ficar. Uma forma de respeito à natureza.

O engraçado é que nunca era uma data exata. Era um ano e um dia para as bruxas terminarem seu treinamento; 10 anos e um dia para Ulisses retomar seu reino e sua família depois da Odisséia; ou um ano e um dia de sobrevida da vítima para livrar um agressor da responsabilidade pela sua morte. Pelo menos na Flórida.

Justamente pela sua falta de exatidão, essa medição adquire um sentido maior: nos lembrar que passou tempo demais. Pelo menos um dia a mais do que o esperado. E é ainda um símbolo de esforço, paciência e abnegação. Um sinal de que a aventura foi empreendida por um verdadeiro herói.

Hoje eu chego a 101 dias de quarentena. Não um herói, mas ainda paciente e abnegado. E, sim, tenho certeza, passou tempo demais.

Mas estou pronto para mais. Talvez 101 dias não seja a medida ou limite do fim de tudo. Talvez seja um ano e um dia. Talvez a gente tenha que esperar até 21 de setembro como dizia o Earth Wind & Fire, o dia em que faltarão 101 dias para o ano terminar, para ver esse céu sem nuvens que meu apartamento de fundos não me permite perceber. Seja como for, será sempre no nosso limite de força, paciência e energia…somando mais um dia.

O que me pergunto é: quando esse tempo chegar, e pudermos realmente estar juntos, como lembraremos desse período, como contaremos a nossa história? O papel e as redes sociais tudo aceitam, mas, as nossas memórias, o  que elas guardarão? Elas serão as fieis guardiães desse esforço extra a qual nos comprometemos pelo bem geral? Elas lembrarão do quanto fraquejamos e serão bondosas com nossas falhas? Ou fingirão que tudo não passou de um passeio no parque?

Do you remember?
dancing in September
never was a cloudy day

Fala aí

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.