Ensaios

SSH! Não conte pra ninguém, mas acabei de criar um RPG

O pessoal da Secular Games convocou e eu aceitei o desafio. Desenvolver um RPG com cenário em 15 dias.  A idéia era usar o Carnaval, para, numa maratona frenética, criar um RPG independente do nada.

Assim que fiquei sabendo me empolguei, mas, confesso, só comecei a trabalhar no sábado de manhã, véspera do prazo final. É claro que durante os 13 dias antes de me sentar pra escrever fiquei remoendo velhas idéias e buscando torná-las um jogo simples e fiel ao que realmente me interessava ver num RPG. Acho que consegui. Eis o SSH – Sistema de Simulação Heróica.

e já tem logo

A pedra fundamental do sistema de jogo é comparar a importância dos personagens, modificada pelas suas características, com a dos obstáculos ou dos oponentes para resolver as ações. Sim, é um sistema dramático, nada realista que, como sempre quis, permite ao cozinheiro da taverna, cuja importância na história é alta, derrubar um monstro aleatório mas aparentemente perigoso com uma panelada bem dada. Sabe? Assim como nos filmes e romances que me fizeram gostar de RPG.

Sem mais demora, aqui está o SSH.

SSH – Sistema de Simulação Heróica

Para acompanhar vai  de exemplo um cenário de estimação: Sombras da Estrada Real, terror no Brasil Colonial.

Sombras da Estrada Real – One Page Scenario #1

Como quase tudo no site, o SSH foi licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição – Uso Não- Comercial – Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.

Espero suas observações e sugestões. Ah, e se gostar, por favor, SSH, faça silêncio e Não recomende a Ninguém. Sacou?

3 thoughts on “SSH! Não conte pra ninguém, mas acabei de criar um RPG”

Fala aí

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.