Ensaios

Roteiro Terminável e Interminável

Amanhã começa o Script Frenzy, uma maratona de um mês para escrever um ou vários roteiros que somem 100 páginas. Ao contrário do NaNoWriMo que visa a construção do primeiro draft de um romance- não vale reunião de contos, poemas épicos e tal- o Script Frenzy é mais democrático e permite cinema, teatro, quadrinhos e o que mais você imaginar que seja roteirizável. Como não podia deixar de ser, já me inscrevi na maratona.

É claro que estou com um certo receio de fazer feio, como aconteceu no NaNo do ano passado, mas, quando falo de roteiros, sinto que estou mais no meu ambiente. Além disso, já tive a experiência de escrever, e reescrever, vários roteiros- esse foi o meu ganha pão por 5 anos- e se o processo de criação e filmagem do meu curta Salvação me ensinou algo foi que um roteiro nunca está pronto. Por isso, há menos culpa envolvida no seu resultado final. Um first draft ou mesmo um último draft nunca está terminado até alguém estragá-lo, quer dizer, filmá-lo.

Digo isso de cadeira. Os parcos 5 minutos (tirando créditos finais e iniciais) do Salvação foram do drama à comédia e sofreram vários revezes por motivos alheios aos meus interesses. No início, o roteiro era bem mais soturno. Aos poucos foi ganhando ares mais humorísticos. Por restrições de produção, cenas foram cortadas, recursos retirados, personagens apagados. Quando estávamos prontos para filmar, o sotaque de uns dos atores me obrigou a incluir algumas piadas meio sem graça, para justificar a sua dicção. Pra piorar, quando foi filmado, os diretores entenderam mal o texto e transformaram uma figura de linguagem num momento constrangedor. É isso aí, escrever roteiro pra outros filmarem é como doar esperma: você nunca sabe como o seu filho vai sair.

Beleza, mesmo assim ficou legal. Agradeço aos realizadores, mas bem que vocês podiam ter me ligado para acompanhar a filmagem. Seja como for, ele está por aí e você pode conferir o resultado aqui embaixo.

Agora, vou te dizer, lendo os roteiros antigos, ainda acho que o primeiro draft foi o melhor…

Salvação – versão original

Salvação – segunda versão

Salvação – terceira versão

Salvação – quarta versão

Salvação – quinta versão

Salvação – sexta versão

Salvação – versão filmada

Você discorda?

Fala aí

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.