Ensaios

A (sobre)vida do autor

Mês passado, como não fazia há tempos, assisti ao Oscar e, após o evento, caí num sono reparador e sonhei com a ideia que vou descrever abaixo. Levou um pouco de tempo pra eu conseguir concatenar as ideias, por isso, peço desculpas antecipadas pelas cruéis maquinações do meu inconsciente e agradeço antecipadamente a vocês por me concederem a sua atenção nesse processo de reflexão a céu aberto. Afinal, é pra isso que serve esse formato…

Continue reading

Notas

A estagnação cultural das famílias televisivas

Ontem, meu amigo, Rafael Lima, me enviou um link do Instagram com a bela arte conceitual de Os Flinstones, concebido para ser um desenho para adultos e exibido, durante anos, no horário nobre da TV americana. Claro que isso me fez cair num buraco de coelho das narrativas sobre famílias na televisão. View this post on Instagram A post shared by ?????-??????? ??????? (@hannabarberacartoon) O desenho hoje parece ingênuo, inapropriado em alguns momentos, e bastante…

Continue reading

Ensaios

O elogio da Rotina

Hirayama acorda antes de o sol nascer. Arruma o tatame sobre o qual dorme, escova os dentes, asperge água nas mudas de suas plantas, e se arruma para o trabalho. Ao colocar os pés pra fora de casa, olha o céu. Todo dia é diferente, todo dia é igual. Compra um café numa máquina de vendas, entra no carro e escolhe uma fita cassete para ouvir no caminho para o trabalho. Qual é o seu…

Continue reading

Notas

Dias perfeitos

Todos os dias são perfeitos, mas poucos filmes podem dizer o mesmo. Esse é um deles. Me lembrou muito Cortina de Fumaça e Patterson. Vou escrever a respeito disso amanhã. Hoje preciso deixar meus sonhos processarem a experiência. Enquanto isso, no Oscar, as pessoas se dividem entre a humanização de uma boneca e de um “destruidor de mundos”, e o verdadeiramente humano fica de lado. Pelo menos foi lembrado. Um bom sinal?

Continue reading

Notas

Alencar e as mulheres

Ontem, passando pela estátua de José de Alencar, em frente à praça de mesmo nome, minha filha notou que algum gaiato (ou gaiata) colocou uma flor, provavelmente recebida num desses eventos corporativos em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na mão do escritor cearense. – A gente devia subir lá pra pegar a flor da mão dele- minha filha sugeriu. – Ué? Porquê? – Essa flor é do Dia da Mulher. E ele não é…

Continue reading

Notas

Um minuto de pareidolia

Deve ser a pareidolia falando, mas, ontem, ao ver o pessoal da TI levar embora o computador que me acompanhou nos últimos 4 anos e meio de trabalho, desde que comecei nesse “novo” emprego, não posso negar, bateu um pequeno luto. O trackpad já estava descascando da minha teimosia em não usar um mouse, e a tecla de seta esquerda tinha surtos de inesperada hiperatividade devido à minha obsessão em corrigir e ficar insatisfeito com…

Continue reading